terça-feira, 13 de maio de 2008

Irene Vilar (1931-2008) morreu uma escultora que trabalhava a arte com "sentido de missão"

(Público) 13.05.2008, Sérgio C. Andrade
A escultora Irene Vilar, autora da moeda de dois euros que assinalou, no ano passado, a presidência portuguesa da União Europeia, morreu ontem no Porto, aos 76 anos. O funeral realiza-se hoje (15h), na Igreja das Carmelitas, na Foz do Douro. Nascida em Matosinhos em 1931, Irene Vilar diplomou-se na Escola de Belas-Artes do Porto e foi autora de uma obra variada, que cultivou em especial a escultura e a medalhística. Representou Camões e Pessoa, Florbela Espanca e Abel Salazar, Guilhermina Suggia e Eugénio de Andrade, o Padre Américo e o bispo do Porto, António Ferreira Gomes. Mas também figuras-símbolo, como o pescador, o bombeiro ou o militar.
A convite do governo de Macau, concebeu, em 1996, o monumento "Abraço para o jardim Camões", a assinalar o regresso daquele território à administração chinesa. Mas tem a sua obra também representada nos jardins da Gulbenkian, em Lisboa, e nos núcleos urbanos de Oeiras, Guimarães, Porto ou Matosinhos, cidade onde teve o seu ateliê durante vários anos e onde deixou acabada - mas ainda por inaugurar - uma escultura representando o casamento de D. Fernando e D. Leonor Telles. Irene Vilar cultivou também os temas religiosos: fez santos, anjos, altares, cruzes, cálices e muitos outros objectos da iconografia cristã, com um assumido "sentido de missão", como se lhe referiu o bispo auxiliar de Lisboa, Carlos Azevedo, que hoje mesmo celebrará a missa fúnebre da artista.

1 comentário:

Ana disse...

...faz hoje 3 anos que foi celebrada a missa de despedida escultora Irene Villar,...amanhã vai ser inaugurada a Sala Irene Villar,no Seminário Maior do Porto...visitei-a hoje com o Senhor Dom Carlos Azevedo nos últimos preparativos...e agora a saudade trouxe-me ao "google" e encontrei este seu testemunho de há 3 anos!...quem tem Amigos não morre nunca.
Ana