quarta-feira, 22 de julho de 2009

Défice do Estado sobe 284% até Junho
(JN) 22.07.09 CATARINA CRAVEIRO
Mais apoios sociais e uma redução da actividade económica explicam o aumento de 284% no défice das contas públicas, face a igual período do ano passado. As receitas do Estado caíram 20,7%, enquanto que as despesas subiram 5,4%.
O ministro das Finanças apresentou, ontem, a Execução Orçamental do Estado relativa aos primeiros seis meses do ano. Teixeira dos Santos revelou que a receita estatal caiu quase 21%, enquanto o défice do subsector Estado, que inclui as contas da Administração Pública e da Segurança Social, chegou aos 7,3 mil milhões de euros. Em igual período do ano passado, o valor do défice era de 1,9 mil milhões de euros, o que aponta para uma subida de 284%. Ou seja, o défice das contas públicas quase que quadruplicou até Junho.
A queda das receitas justifica o comportamento das contas públicas, uma descida relacionada com a quebra dos impostos - uma vez que apenas o imposto sobre o tabaco e o da circulação é que aumentaram -, e com os reembolsos mais rápidos do IRS.
Perante este cenário, o governante garantiu que "não há descontrolo nas contas públicas" e que o Governo já esperava por esta subida do défice. "A quebra significativa da receita do Estado em termos homólogos tem a ver com as condições económicas, a aceleração dos reembolsos de IRS e IVA, o impacto das medidas de alívio fiscal, a redução do IVA e a redução do Pagamento Especial por Conta", sublinhou Teixeira dos Santos. Para o ministro, Portugal "bateu no fundo no mês de Junho e agora é de esperar uma recuperação" das contas públicas no segundo semestre.(...)

Sem comentários: