domingo, 19 de julho de 2009

Comissão não vê razões para proibir gays de darem sangue
(Público)19.07.2009
A A comissária europeia da Saúde, Androulla Vassiliou, garantiu ontem que não existe qualquer directiva especial da Comissão Europeia que exclua os homossexuais do grupo de dadores de sangue. "Não existe qualquer regra especial que abranja homossexuais. Isso é um mito. A preocupação é sempre com a segurança e a qualidade do sangue", disse Androulla Vassilioum, citada pela agência Lusa. A responsável respondia aos jornalistas quando questionada a propósito da admissibilidade, por parte do Ministério da Saúde português, de excluir dadores de sangue masculinos que declaram relações homossexuais.
Para o ministério, tal "necessidade" não significa uma discriminação em função da orientação sexual mas "unicamente" um controlo sobre os comportamentos de risco dos dadores, "o que se comprova pela circunstância de os homossexuais do sexo feminino poderem ser aceites" como dadores. E é inclusive "justificada cientificamente, pelas elevadas taxas de prevalência nos homossexuais do sexo masculino de doenças graves transmissíveis pela transfusão de sangue".
O coordenador nacional para a Infecção VIH/sida já contestou esta posição dizendo que actualmente não existem grupos de risco, uma vez que os homossexuais não têm uma taxa de HIV superior aos heterossexuais.
Para a associação de defesa dos direitos dos homossexuais ILGA, esta restrição "perpetua um preconceito e um estigma", além de ser uma prática discriminatória e inconstitucional. Homossexuais são excluídos em Portugal em nome do controlo sobre os comportamentos de risco dos dadores

Sem comentários: