segunda-feira, 13 de julho de 2009

Sócrates tenta conter críticos de Elisa Ferreira
Orlando Soares Gaspar admite suspender funções no PS até às eleições por causa da candidata autárquica
(JN) 13.7.09 JOSÉ VINHA E TIAGO RODRIGUES ALVES
Socrátes esteve, ontem, a acalmar as hostes socialistas do Porto. A maioria das concelhias aceitou a probição das duplas candidaturas, mas o líder do Porto contestou o "timing" e deverá suspender o mandato até às eleições.
O almoço de ontem que reuniu o secretário-geral do PS e as estruturas concelhias do distrito do Porto tinha o propósito de explicar aos órgãos locais a razão da proibição de candidaturas simultâneas às eleições autárquicas e às legislativas. Ao que o JN apurou junto de participantes na reunião, José Sócrates terá atingido os seus intentos já que a maioria dos líderes concelhios concordou com a opção. Todavia, não se livrou de ouvir críticas à forma e, principalmente, ao momento em que a medida foi tomada.
Orlando Soares Gaspar, presidente da concelhia do Porto, foi um dos mais críticos e lembrou que tinha enviado duas cartas a José Sócrates a aflorar esta questão e que nunca tinha tido uma resposta. De seguido criticou o "timing" da proibição, explicando que ela foi anunciada muito em cima da hora e que condiciona a estratégia para as eleições que se avizinham.
Face a estas críticas e também aos recentes desenvolvimentos na candidatura de Elisa Ferreira, com a distrital assumir a condução da campanha para a Câmara do Porto, tudo indica que Orlando Soares Gaspar deverá pedir a suspensão de funções até ao dia 12 de Outubro, um dia após as eleições autárquicas.

Sem comentários: