Hermínio da Palma Inácio ao ser libertado de Caxias a 25 de Abril de 1974
Morreu
PALMA INÁCIO
Morreu, hoje, o nosso amigo Hermínio da Palma Inácio. Revolucionário romântico, assaltou bancos, desviou aviões, fugiu de prisões. Nasceu pobre e morreu pobre. Generoso amigo dos seus amigos. Honra à sua memória.
Apesar de mal tratado pelos beneficiários da Revoluçao dos Cravos, tal como muitos outros, Salgueiro Maia é disso exemplo. Palma Inácio nunca se queixou só por isso merece que nos curvemos perante a sua memória.
62 anos, militante do PS desde 1995 até 18 de Novembro de 2010.Deputado à A.R. entre 1995 e 1999. De 1968 a 1971 foi dirigente estudantil, sendo co-fundador e dirigente de “O Grito do Povo” a partir de 1971. Em 1973 foi preso político e deportado.
Integrou a Mesa Nacional da Plataforma de Esquerda de 1993 a 1995.
É doutorado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É romancista com várias obras publicadas ("Sporá", Afrontamento, 1992; "O Cavaleiro Azul", Campo das Letras, 2001; "Pessoas, animais e outros que tais", Campo das Letras, 2006; "A Queima do cão de palha", Campo das Letras, 2008).Como ensaísta "Ao Encontro do Halley", 1987, "O Filósofo fantasma", 2010, "A Pluralidade na Escola portuense de filosofia", 2010.
É investigador-integrado no Instituto de Filosofia da Faculdade de Letras da U. do Porto, investigador-colaborador no CEPP da U. Católica e no CII-Direitos Humanos da U. do Minho.
Nos últimos 20 anos colaborou com os jornais “O Comércio do Porto”, “O Jogo” e “Jornal de Notícias”, sendo actualmente comentador do programa “Análise do Dia”, no "Porto Canal", colaborador do semanário "Grande Porto" e do quinzenário "Entre as Artes e as Letras".
5 comentários:
Um rande abraço Palma.
Um amigo de sempre.
HONRA E GLÓRIA AO GRANDE PALMA INÁCIO
Portugal vai perdendo aos poucos,algumas referências.
Fica a história, para honrrar a sua memória,se...se fizer história.
Por simpatia honrei a honra com 2 erres.
Apesar de mal tratado pelos beneficiários da Revoluçao dos Cravos, tal como muitos outros, Salgueiro Maia é disso exemplo.
Palma Inácio nunca se queixou só por isso merece que nos curvemos perante a sua memória.
Enviar um comentário