sexta-feira, 10 de julho de 2009

PS não acompanha Elisa Ferreira em acção de campanha no Porto
10.07.2009, Margarida Gomes
Candidata independente esteve ontem em pré-campanha no Hospital de S. João. A falta de sintonia com os dirigentes locais do PS-Porto mantém-se.
Indiferente às vozes críticas que sopram do PS, Elisa Ferreira disse ontem estar a lutar para ficar na Câmara do Porto e abandonar o Parlamento Europeu (PE), revelando até que já deixou a casa de Bruxelas. A candidata independente ao Porto realizou uma visita ao Hospital de S. João no âmbito da pré-campanha eleitoral, mas o PS não esteve por perto. O mal-estar entre a candidata e os socialistas não abranda e o pressentimento de que a situação pode complicar-se nos próximos dias ganha cada vez mais força. E nem o facto de José Sócrates estar no Porto, no domingo, para uma reunião de trabalho com os presidentes das concelhias do distrito, sossega as hostes. Em surdina há militantes a defender que o PS deveria retirar-lhe a confiança política. Ontem chegou a ser revelado que a secção do PS de Campanhã tinha recusado uma visita de Elisa Ferreira ao Bairro do Lagarteiro. A visita foi realmente cancelada, mas pelo facto de se sobrepor à agenda do presidente da Junta de Freguesia de Campanhã, Fernando Amaral, que pertence à secção local do PS. O autarca explicou ao PÚBLICO que a razão do adiamento ficou a dever-se à reunião que tinha agendado com os responsáveis pelo projecto do Bairro do Lagarteiro que decorreu durante a manhã no próprio bairro e à tarde em Campanhã. "Não havia hipótese de conciliar as duas iniciativas", disse, evitando entrar em grandes considerações sobre as dificuldades no relacionamento entre a candidata e o partido. Amaral defende uma "maior articulação" entre a candidata e o partido, reconhece que no "PS não existe know-how relativamente a candidaturas independentes" e deixa claro que "compete às concelhias definir e escolher os candidatos aos órgãos autárquicos".Quanto ao cenário de uma eventual desistência da corrida à Câmara do Porto, o autarca não a vê como dramática, mas entende que o partido não lhe deve dar argumentos para que desista. "Não estou fechado a nenhuma situação, desde que ela seja boa para a cidade", declarou.
Também o ex-eurodeputado Manuel dos Santos não se mostra particularmente preocupado com a possibilidade de a candidata renunciar a um dos cargos, como defende Manuel Alegre. "Espero que não desista, porque seria um grande embaraço (...), mas, se isso acontecer, o PS encontrará uma solução", disse, afirmando que "Elisa Ferreira cometeu um erro quando assumiu ser candidata às duas coisas. Eu avisei-a".

5 comentários:

GAVIÃO DOS MARES disse...

O que pr'á'í vai!!!
E o PS local não vai ter culpa nenhuma da tragédia eleitoral que aí vem!
Ainda que possa haver uns palermas que pensem que haverá tragédia com elisa ou sem elisa.

AM disse...

Quando acharem que estou a mais nestas caixas de comentários, digam.

Entretanto vou continuando a “mandar alguns palpites” na convicção que é o confronto de ideias e opiniões aberta e francamente expressas, que se pretende com este espaço.

_________________________________

Continuo a não compreender esta estratégia e esta actuação do PS.

O que quem, como eu, está de fora vê, é uma candidata do PS (que a maioria do eleitorado identifica com o PS, pouco lhe importando ou sequer tendo tempo para saber se é ou não militante) que é atacada diariamente pelo PS !!!!

Atacada pelo PS aparelho, nomeadamente de forma dissimulada pelo tal PS local Porto distrital e concelhia de que tanto aqui se fala e que se ocupa maioritariamente de distribuir tachos e panelas pelos seus fieis, que sente a ameaça.

E atacada pela oposição interna do PS, quer a nível nacional pelo Manuel Alegre e Cia (pelo qual tantos tem tanta consideração e eu pouca ou nenhuma), quer pela oposição a nível local, no Porto, corporizada aqui pelo meu amigo Pedro Baptista (pelo qual eu tenho imensa consideração que me levou até a considerar a possibilidade de me inscrever como militante do PS (temporário, claro) apenas para poder votar na sua candidatura).

Neste quadro, ao qual dificilmente a candidata resistirá (eu não resistiria a um décimo), é evidente que o PS se está a preparar para uma IMENSA e HUMILHANTE derrota nas autárquicas para o Porto, com consequências, também naturalmente, a nível nacional.

Ora esse cenário, no que respeita ao PS (local e nacional) não me poderia deixar mais indiferente, mas que parece ser o pretendido e desejado por todos os que dentro do PS, alimentam esta campanha.

Já no que respeita à Cidade do PORTO e, por contágio, ao País, a coisa não poderia deixar-me mais preocupado.

Por menor que seja a minha consideração por José Sócrates e pelo PS, por menor que seja a minha consideração pelas estruturas locais do PS, a alternativa é o PSD, a nível nacional Cavaco Silva (MFL) e a nível local mais quatro anos de Rui Rio !!!!!

A leitura que, de fora, faço, a leitura que penso que, de fora, tantos fazem, é que tantos de dentro do PS, tudo estão a fazer para derrotar o PS!!!!

Com total desprezo pela cidade do PORTO, com total desprezo por PORTUGAL !!!!

Para derrotar internamente Sócrates, para derrotar internamente as estruturas locais, vale tudo, nem que seja garantir mais quatro anos de Rui Rio, mais quatro anos de destruição do PORTO, nem que seja arriscar o regresso do PSD de Cavaco Silva, ao Governo.

Perante isto, no que respeita ao PORTO só vejo uma saída, mas não tenho qualquer ilusão a esse respeito …

Elisa Ferreira, se realmente quiser “SERVIR O PORTO” teria que renegar o apoio do PS, com a consequência óbvia em termos do seu lugar no PE, e encabeçar uma candidatura verdadeiramente INDEPENDENTE e AUTÓNOMA à CMP.

Penso que os resultados não poderiam ser piores do que os que se preparam.

Quem sabe se não poderiam até corporizar uma surpresa (já as houve antes)

Com esta atitude, muito teria a ganhar a CIDADE DO PORTO

E a dignidade e auto-respeito de Elisa Ferreira.

Melhores cumprimentos

António Moreira

Pedro Baptista disse...

As contribuições críticas e frontais do Amigo António Moreira são sempre bem-vindas e enriquecedoras deste blogue.
Um grande abraço do Pedro Baptista

Anónimo disse...

A no tícia não mostra o que se passou. A senhora não comunicou ao PS a sua visita para se vitimizar como abandonada e justificar a retirada para a sua querida Bruxelas. Mas é engraçado que pôs no Twiter para os seus apoiantes independentes e não apareceu um sequer. A senhora, com o seu oportunismo, ficou totalmente isolada na sociedade portuense. Nem os alegristas tripeiros que a apoiavam, a apoiam já, a não seu talvez um ou dois a sonharem alto...

Anónimo disse...

Elisa Ferreira não é apoiada pelo PS Concelhio porque há muito incompetente a querer "tacho" nas listas e a levar negas. Infelizmente, a candidata será o bode expiatório desses fracos e oportunistas, encabeçados pelo "Don Corleone" Orlando Gaspar. Continuo sem perceber como tão fraco homem e lider chegou a esse cargo.