quarta-feira, 4 de novembro de 2009

(C.M.)04 Novembro 2009 - 00h30
Autarca compra carro novo
José Teixeira, presidente da Junta de Freguesia da Sé, no Porto, que está acusado de peculato e falsificação de documentos, usou 4900 euros da junta para comprar um carro novo. A convicção é de uma das testemunhas que ontem à tarde depôs no julgamento do autarca.
“Ele tinha um Opel e depois apareceu com um Mégane”, contou Jerónimo de Castro, ex-elemento da Assembleia de Freguesia, perante o colectivo de juízes do Tribunal de S. João Novo, no Porto.
O contabilista da junta, Hermínio Couto, afirmou que lhe foi pedido um adiantamento de três meses de ordenado do autarca. No entanto, a juíza diz que esse pedido não consta de qualquer acta.
(Foto de Rui Manuel Fonseca)

24 comentários:

Anónimo disse...

Uma vergonha!

Anónimo disse...

Não gosto que se julgue em praça pública, porque há um Estado de Direito, mas o que se passa com os que exercem cargos públicos é uma vergonha. O PS não está impune a todas estas falcratuas, mas consentir nesta recandidatura é não ter qualquer senso. Renato Sampaio é responsável e Orlando S. Gaspar também. O SG tem que olhar mais para o Interior do Partido. Isto não pode continuar. amigos amigos, negócios á parte. O Renato janta com o amigo Sócrates, mas o Sócrates não deve dar a sua mão amiga para o Renato continuar como Presidente da FDP. Onde estão os históticos do PS/Porto que não tomam uma posição sobre tudo isto? Carlos Lage espera-se por si que continua a ser uam referência nos valores do PS

Anónimo disse...

O SG acha o Renato o maior porque é igual a ele. Querem vergonha maior? A não-recondução do Agostinho Gonçalves (nomeado á 4 meses) e a nomeação da Isabel Santos para o seu lugar

Anónimo disse...

Realmente, é incompreensível que o Renato Sampaio tenha consentido e apoiado uma candidatura destas, sendo que o Orlando Soares Gaspar (mais uns quantos) não estão livres de responsabilidades ao terem encoberto o que se passava até se tornar insustentável.
Caso haja condenações neste caso, alguém terá de assumir as culpas pela vergonhosa e até "criminosa" gestão deste processo.

Anónimo disse...

A não recondução de Agostinho Gonçalves era uma questão de nanidade. Estar ele ou um do CDS, era a mesma coisa.A Isabel tem outro perfil e é socialista.

manuel disse...

Depois da enorme derrota do PS no distrito do Porto e com responsabilidades claras de Renato Sampaio, parece-me que este não vai continuar na liderança da distrital. O mais provavel é que o candidato seja o protegido de Francisco Assis, falo como é obvio do prepotente José Luis Carneiro. Será uma boa luta contra o Dr. Pedro Baptista.

Primo de Amarante disse...

Ele só seguiu o exemplo que tem recebido de cima. O que se passa, hoje na Administração Pública é muito grave. Uma das principais missões da Administração Pública, que deveria estar escrita em todas as instituições do Estado, é promover junto dos responsáveis por tais instituições a ideia de que receberam uma missão para não só servir o interesse público, como também se responsabilizarem por tudo o que cause danos a esse interesse, sendo sua obrigação controlar, fiscalizar e zelar pelo bom aproveitamento dos recursos que a todos pertencem.

Hoje, quem ocupa um cargo pensa que lhe foi dado o poder para se servir dele da forma mais chico-espertista que souber. E parece que a gula aumenta nos PS que, vindo do nada, se julgam reis e senhores.

Esta é uma questão de educação e cultura cívica que não se debate nos partidos, muito particularmente no PS.

Jorge M. disse...

Renato e Orlando foram os grande obreiros da candidatura do Teixeira à Junta da Sé, deviam ter vergonha na cara, especialmente porque sabem muito bem o que se passou e vai passando naquela autarquia. São bem capazes de o continuar a apoiar mesmo que seja condenado, actualmente no PS/Porto vale tudo.

Anónimo disse...

DEPOIS DESTES TRISTES BOICOTES QUE O TRISTE DO PEDRO BATISTA FAZ NESTE BLOGUESITO DEIXO UMA MENSAGEM FORÇA TEIXEIRA A SE´ESTA CONTIGO...

Anónimo disse...

Quando as noticias não agradam são boicotes. Para se entender o ridiculo da situação, desta vez o PB nem sequer comentou o que quer que fosse.
O mais engraçado é que este apoiante do Teixeira, com certeza um familiar ou algum dos outros que se governa à custa da Junta, sente uma grande necessidade de vir a este "bloguesito" do "triste" do Pedro Baptista dizer umas palavras sempre que há novidades sobre o assunto.
O Pedro Baptista tem provas dadas de ser um homem honesto e lutador, triste estaria, com certeza, se tivesse desviado dinheiro de uma Junta de Freguesia e fosse apanhado... se fosse mentir para o Tribunal e fosse apanhado ou se estivesse em vias de ser condenado por esse crime... não é o caso pois não?

Anónimo disse...

Luta do José Luís Carneiro contra o Dr. Pedro Baptista? O que se diz é que este já deu o apoio àquele e enquanto o José Luís diz a toda a gente que é candidato o Pedro Baptista nunca o disse que se saiba. E o Renato é candidato? E na concelhia o Orlando é candidato? Andam a dizer que o Pizarro vai candidatar-se... dá para acreditar? Como pode ser Secretário de Estado e presidente da Concelhia? Não são cargos demasiado importantes para serem incompatíveis em termos de tempo? Não há sempre algo de importante a fazer na Saúde? E que ganhará o Porto em ter o Pizarro que é o mais destacado manipulador e cacique de todos os socialistas portuenses? Sair o lobo pela porta e entrar o tigre pela janela?

manuel disse...

Seja quem for o próximo presidente do PS Porto,a vida não será fácil. A não ser que o PS tenha um grande presidente, este arrisca-se a perder mais câmaras daqui a 4 anos. Actualmente tem 7, o PSD 10(as mais importantes e maiores estão aqui, e Gondomar como independente.
Dos 18 concelhos o PSD ganhara novamente e facilmente em 9(Povoa, Porto, Gaia, Maia, Penafiel, Paredes,Marco, Felgueiras, Paços de Ferreira). Há grandes hipóteses de conquistar Amarante daqui a 4 anos.
Em Lousada e Santo Tirso houve um forte sinal que daqui a 4 anos poderão haver mudanças, uma vez que os seus presidentes fazem o ultimo mandato e a oposição(PSD) continua.
Em Gondomar com a saída de Valentim provavelmente o PSD voltara a vencer esta câmara uma vez que a maioria do eleitorado de Valentim é do PSD.
Em Matosinhos com Narciso 4 anos na oposição haverá forte probabilidade deste ser candidato e vencer em Matosinhos como independente daqui a 4 anos. Em Valongo se o PS continuar com 2 candidaturas(Independente e PS), o PS arrisca-se a não ganhar novamente esta Câmara.
Na Trofa o PSD com um candidato menos associado a negócios ilícitos, o PSD poderá facilmente a Câmara contra Joana Lima.
Restam Vila do Conde e Baião que a partida estarão Garantidas para o PS.
São as minhas previsões daqui a 4 anos:

Seguras PSD - 9:
Maia, Povoa, Porto, Gaia, Penafiel, Paredes, Marco, Felgueiras, P. Ferreira.

Seguras PS - 2:
Baião e Vila do Conde

Forte possibilidade de transitarem para o PSD - 3:
Amarante, Gondomar, Santo Tirso

Perda do PS para Independente - 1:
Matosinhos

Incognitas 3:
Lousada(muda para PSD)
Valongo(muda para PS
Trofa(muda para PSD)

Total
PSD - 11 a 13
PS - 2 a 6
Independente - 0 a 1

É uma previsão pessoal minha.

Anónimo disse...

Só nos faltava o Bruxo Manuel! Ou o Manel Bruxo! Bruxo! Por que é o Porto, a Póvoa, Paços de Ferreira não hão-de passar para o PS, a primeirqa com uma coligaçlão evidentemente. E se a Isabel Santos não fugisse de Gondomar para se agarrar a um tacho que pingue também Gondomar.A previsão de Matosinhos tem piada. Parece que és Bruxo! Mas é só uma previsão com piada. Que contas a 4 anos? Temos que ver é quais os Presidentres que cessam por imposição legal. E quais os municípios em que pode fazer coligação à esquerda, que é o ponto de vista do José Luis Carneiro que se espera vir a ser o próximo presidente federativo.

Paulo Rocha disse...

Enquanto se aguarda pelo desfecho deste julgamento, lembro que este Sr. Teixeira, mesmo já com acusação formada e amplamente divulgada pela população da Sé, voltou a ganhar as eleições, e desta vez com 51% que, é só, a maior votação obtida pelo PS no concelho do Porto.

Anónimo disse...

A Sé é a freguesia mais socialista do Concelho do Porto, a única onde o PS ganhou sempre! Qualquer outro resultado é que seria surpreendente...
Repare-se na votação da Elisa Ferreira lá, absolutamente esmagadora (ao contrário das restantes) e inclusive superior à alcançada para a Junta. O PS não ganhou votos nenhuns, o PSD é que perdeu quase 300 devido à alteração do candidato. Qualquer "espantalho" ganha aquela junta de freguesia, lá as pessoas (maioritariamente de idade e com pouca cultura) votam é na "mãozinha", toda a gente sabe disso. Em Nevogilde é o inverso, há-de ganhar sempre o PSD, não relevando as circunstâncias em que se encontrem os candidatos.
Mas o mais curioso neste último comentário é que, quando se falava em impedir a candidatura do Teixeira por ele estar acusado, este mesmo Paulo Rocha dizia para não se confundir a questão juridica com a questão politica, mas agora, talvez por ser conveniente, está a querer confundir a questão politica com a juridica.
Não sei se o Teixeira é culpado ou não, mas se o Tribunal der como provados os crimes e o condenar de alguma forma, é uma vergonha para o PS/Porto.

Paulo P. disse...

Coligação de ESquerda no Porto daqui a 4 anos contra Menezes?

Se fosse ao POKER fazia já All In no Menezes porque ele vai cilindrar qualquer que seja o candidato da esquerda.lool

O anonimo que chama bruxo ao outro é um verdadeiro POSTAL, porque ate parece que não sabe que no Porto, Povoa e Paços de Ferreira o PS NÂO TEM QUALQUER HIPOTESE.

O Dr. Pedro podia colocar aqui no blog um espaço para as pessoas fazerem apostas para quem vai vencer as respectivas câmaras daqui a 4 anos. Fica o repto.

Já agora também faço a minha aposta com 12 para o PSD e 6 para o PS, meia por meio.looool

O Zé Luís Carneiro se fosse para presidente da distrital, depois candidata-se ao Porto? Valongo? ou fica em Baião a espera que o chamem pra ministro?lool

Anónimo disse...

O Isaltino esmagou em Oeiras e já tinha sido condenado. O povo é capaz de eleger um ladrão desde que ache que ele rouba os outros e não a eles.

Anónimo disse...

os militantes da SE´jamais apoiarão qualquer candidatura do traidor Pedro Batista somos poucos mas nao somos estupidos.VIVA A SÉ FORÇA TEIXEIRA

Paulo Rocha disse...

A ver pelos comentários, parece-me que esta 'disputa' na Sé - deslealdades, denúncias, agressões, tribunais - entre facções desavindas do PS local, afinal extravasa, largamente, os limites geográficos desta pequena freguesia.

Anónimo disse...

O Teixeira tinha tantos militantes do PS na Sé do seu lado, que teve de agredir o adversário para não perder as eleições para a secção do partido. São factos! É assim que se faz actualmente politica no PS/Porto e com a conivência dos seus responsáveis.

Anónimo disse...

Estou para ver o que vão dizer alguns e o que vai fazer o PS se ele for condenado...

Anónimo disse...

quantos milhares de politicos ja foram condenados? portanto se o grande Teixeira for o primeiro merece uma grande festa...

Anónimo disse...

Isto anda cheio de jogadores de poker,batoteiros éo que é , no ps não á poker á batota

Anónimo disse...

O teixeira foi lá posto por quem? Pelo OrlaNDO? Ou pelo renato? Dizxem até que o Teixeira já está pago pelo Pisarro.