quinta-feira, 1 de maio de 2008

JMP vai discutir com Mário Lino a gestão do Sá Carneiro


O exemplo da gestão autónoma do Porto de Leixões não será um argumento de peso? De mais peso do que declarações bombásticas do tipo "seria a morte", "é um deserto", "jamais"... Quel é o terror do Estado Central de perder o controlo do aeroporto do Porto. Medo da sua rendabilidade? Ou da sua competitividade? Lembremos que, no 0utro extremo, Belmiro só estaria interessado se o bolo fosse entregue à gestão integralmente privada, em parceria com a Soares da Costa para não se dizer que seria o Aeroporto Sonae. Ao contrário, a proposta da Fac. de Economia para a JMP parece a mais equilibrada, desde que não seja um meio para meia-dúzia de autarcas irem sugar mais uns extras por fazerem o que têm a obrigação de fazer.

(JN) 1.05.2008
A Junta Metropolitana do Porto (JMP) vai marcar um encontro com o ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, Mário Lino, para discutir o futuro modelo de gestão do Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto. O anúncio foi feito, anteontem, na sessão ordinária da Assembleia Metropolitana. Em causa está a tentativa de evitar um monopólio privado - uma sociedade única a gerir todos os aeroportos nacionais, incluindo o futuro aeroporto internacional de Lisboa - que "seria prejudicial" para o Norte.

Esta posição contraria a aparente intenção do Governo de privatizar a ANA, uma vez que levaria a uma perda de autonomia do Aeroporto Sá Carneiro. Mas o primeiro-ministro José Sócrates já disse estar disponível para ouvir outras propostas.

De acordo com o estudo que a JMP encomendou, em Setembro do ano passado, à consultora Deloitte e à Faculdade de Economia da Universidade do Porto, a melhor solução deverá passar por uma parceria público/privada, em que a parte pública seria representada pelas autarquias. Recorde-se, no entanto, que Mário Lino já disse que a passagem da gestão para uma entidade regional "seria a morte do aeroporto Sá Carneiro".

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