quarta-feira, 29 de julho de 2009

Bases programáticas do PS sem regionalização
Pior que a lista do Porto, e as listas em geral, são as bases programáticas eleitorais do PS aprovadas pela Comissão Nacional no passado domingo e já em linha.
É um chorrilho de banalidades, colhidas e cosidas do que se tem dito nas últimas semanas pelos ecrãs... Há resposta para tudo não havendo resposta para nada; uma no cravo, outra na ferradura.
Em relação ao programa de candidatura a Secretário-Geral que levou alguns camaradas a elegerem Sócrates, não tem nada a ver. O programa eleitoral para SG foi para uma altura, este é para outra altura, para cada mês, conforme o ambiente televisivo, arranja-se um xarope para ver se os tansos engolem. É mau demais para ser verdade.
Os camaradas que estiveram no Sheraton, num ido domingo de manhã, a ouvir as promessas de Sócrates, na candidatura para SG, lembram-se da invectiva que lhe fizemos a propósito da quase ausência da regionalização do seu programa.
A resposta foi que não, que nós estávamos a distorcer, a regionalização era prioritária para o PS na próxima legislatura, como se não devesse ter sido prioritário para o PS, quando a perfomance de Santana Lopes nos entregou de bandeja a maioria absoluta, pela primeira vez mavida, nestes últimos quatro anos.
Também os camaradas que estiveram no Congresso Distrital de Matosinhos ouviram os porta-vozes do actual presidente da Federação a enfatizarem a importância maior da regionalização para o PS-Porto.
Para dentro, rimo-nos. Conhecêmo-los. Por isso procuramos ser comedidos ao falar da regionalização. Não quisémos competir com uma reforma fundamental que na boca do nosso adversário não passava de mais um embuste.
Estas pessoas foram sempre indiferentes à regionalização e até a temem. A prova está neste programa eleitoral: E se assim não fosse, não tínhamos tido o centralismo e a insensibilidade regional que tivemos.
Ao contrário do que prometeram tanto Sócrates como Renato, agora não é nem um capítulo, é nem uma palavra sobre a regionalização, nestas bases programáticas em que se baseará o programa eleitoral que hoje vai ser apresentado.
Não se tem falado nos ecrãs, logo não foi aconselhado pelos técnicos do marketing, esses pobres diabos da política que mandam actualmente nos dirigentes socialistas desprovidos de ideias de Esquerda; logo não se fala disso, está fora de moda...
Não vale a pena calar as verdades. Afinal seria uma forma de mostrar fidelidade a quem não a merece e de ... trair o país (P.B.)

30 comentários:

GAVIÃO DOS MARES disse...

"Com amigos destes não preciso de inimigos para nada" dirá o ingenheiro projectista.

Anónimo disse...

Há sim fascismo de direita e de esquerda...O fascismo de HITLER era "nacional socialista" nazi para os americanos liberais---...
era de esquerda.. epor isso tantos alemães-operários e assalariados- foram atrás...e a perseguição aos judeus era como se fora umaluta de classes..pois os judeus representavam o capital...
O fascismo de MUSSOLINI era um fascismo de direita...era o poder dos "terratenentes" porprietários fundiários e outros capitalistas, que esploravam a massa camponesa italiana, de gente faminta de tudo at´de amor próprio...

por isso existem pelo menos dois tipos de fascismo o de esquerda ou de direita...
Pelo que a nossa Constituição está bem escrita quando proibe os partidos fascistas...tanto proibe a "esquerdalha como a direitalha"

RENATO disse...

A escolha está feita...

importa agora vincular esses candidatos aos valores que defendemos...

desejo que sejam pelos do Norte em todos os sentidos e orientaç~eos cardiais...

M. Araújo disse...

A Regionalização era e será a grande oportunidade para que, finalmente, o Interior se desenvolva. Esta reforma pelo que poderá provocar no país em termos de descentralização, responde às muitas inquietações dos cidadãos que vivem no interior. Transformaria Portugal das centralidades numa terra coesa e desenvolvida onde cada um veria o seu mérito reconhecido e não confundido e usurpado como acontece agora. Cada Região, muito embora unida à solidariedade que deveria às outras, teria modo de impor um ritmo de progresso individual, que por força de razão enriqueceria o colectivo. Na actual conjuntura considerada por muitos criminosa, definham os que teimam em manter um Portugal unido e medram os que os seus vão desprezando já que, para centralizar, nunca foi preciso referendar. As pedras duras sempre constituíram obstáculo ao progresso; porque são pedras, porque são duras e porque são muito brutas.
Há quem venda tudo até a própria mãe...

M. Araújo disse...

...e o espectáculo que nos é oferecido pelos pequeninos fazedores de programas de governo, mais que o reflexo das suas mentes penhoradas a inconfessáveis interesses, é um ultraje para quem ainda vai confiando no regime democrático. Se é verdade que num horizonte alcançável não se vislumbra a estrela do desinteressado saber, também não é menos certo que, mesmo confrontado com esse deserto de ideias e sem conhecer o seu destino, um povo não se pode resignar ao infortúnio e, mesmo que marche para uma morte anunciada, para o vazio onde tudo é incerto, tem de marchar sempre e sem qualquer hesitação. Assim o diz a história, o hino da Pátria que incentiva a prosseguir a luta mesmo contra os canhões dos ditadores.

Anónimo disse...

O Pedro Baptista está mal informado.
A Regionalização é um compromisso eleitoral do PS e vai constar do programa.
O que está a ser apresentado ou já foi anunciado são edidas sociais e hoje as grandes linhas gerais do programa.
Não se pode avançar com tudo de uma vez.
O PSD adia mais uma vez o seu programa para fins de Agosto e isto tem de ser denunciado .
O Bloco de Esquerda convida segundo da lista do PS em Arouca para encabeçar a sua lista.
Joana está incontactável.
MFL defende que os mais ricos não podem contribuir com mais algum.
A Associação das Famílias Numerosas quer ajudas para todos. Uma geral.
O PCP faz campanha com Manifes.
O CDS só quer feiras.
E nós socialistas passamos a vida a bater no PS.
Devemos criticar, mas não ver só para um lado.
Agora o PSd já quer a nacionalização do BPP.
Temos de ser rigorosos na análise e exigir mais responsablidade aos políticos.

M. Araújo disse...

Calma ai! Aqui não se bate na mãe (PS). As pancadas são para outros que a meu ver, nada têm a ver com o partido e nem podem ser confundisos com tal.
É porreiro pá, a gente poder discutir as políticas assim abertamente mesmo mantendo o anonimato.

Anónimo disse...

O anonimato às vezez é mais sério do que muitos que colocam nomes ficticios.
Se eu fosse militante do PS não tinha medo de exibir o meu nº. de miltante.
Mas digo uma coisa. VOU VOTAR PS SEM QUALQUER DÚVIDA.
Apesar de alguns falhanços graves, como Código do Trabalho,foi melhor governo desde o 25 deAbril.

M. Araújo disse...

…e depois, dá gozo ver a carroça a puxar o burro em vez do contrário. Quebra a monotonia, confunde a normalidade, altera o status quórum, dá vida aos aparentemente mortos, mostra as fragilidades dos morcões armados em sábios, obriga-nos a pensar, a discutir e a fazer força para alterar as coisas. É deveras salutar, enriquecedor do espírito e do intelecto e mais, faz-se luz neste horizonte negro da politica do nosso tempo.
Um espaço de liberdade como este, é tudo o de que precisamos!

Anónimo disse...

Amen.

Pedro Baptista disse...

O que está a ser apresentado são as "Bases programáticas eleitorais do PS 2009-2013". Nem uma palavra sobre a regionalização!O compromisso eleitoral que o PS tem para 2009-2013, aprovado no domingo, em Comissão Nacional é isto, não são nada medidas sociais. São políticas, económicas, administrativas, educativas, de desenvolvimento, educacionais, etc. Chegam ao pormenor, aliás caricato, de pôr o Governo a criar um Mestrado em Tecnoloogia de Informação para desempregados, como se já não houvesse dezenas de mestrados nesse campo. Tinham de ter a regionalização! Era acabará por entrar, se nós quisermos e fizermos pressão, mas sempre a contra-gosto. Se não estamos bem informados... bom... nós só temos a informação que o PS manda cá para fora. Não estamos, felizmente, dentro do segredo dos deuses nem dos demónios.
E qual é o valor que dão a compromissos? Sobretudo eleitorais?
Compromisso quando? No quadriénio passado? A dizer que não faziam quando tinham maioria absoluta e o Meneses no PSD?
É incompreensível (aparentemente) que nestas bases não haja nem uma palavra sobre a regionalização. Quer dizer que mesmo que venha a aparecer no propgrama que o Vitorino está a redigir, não é uma prioridade sentida pela direcção do PS.
Senão estava aqui, nas "Bases". O que são bases programáticas? São cursos de mestrado? Por amor de Júpiter!

Manuel Oliveira (CO Esquerda Socialista) disse...

O que foi aprovado pela Comissão Nacional (6 abstenções) no passado sábado no Altis foram as Bases Programáticas - Avançar Portugal 2009-13.

Hoje pelas 19h será apresentado o Programa.

Um pouco de serenidade também é preciso.

Anónimo disse...

Veremos. Por alma de quem Bases programáticas no Domingo e Programa na Quarta? Porque não aprovaram no domingo o programa, se é que hoje vai haver programa como diz o Manuel Oliveira? E um programa não decorre das Bases do programa. Então porque não está a R. se estão mestrados como o PB está a dizer? Só se é para pôr a R. escondida, envergonhada num canto, como estava no programa do Sócrates. Todos sabemos que estes dirigentes do PS não querem a R. E outros querem uma R. que é tão soft que não é coisa nenhuma. Pois a R. tem de ser muito mais profunda do que a de 1997, senão não serve paa nada. Eles hão-de dar a R. quando não houver dinheiro para distribuir. Aí sim.

AM disse...

Meus Caros

Como não sou militante nem votante do PS, provavelmente acharão muitos de V. Excias que eu nem deveria, volta e meia, meter aqui o bedelho.

Mas que hei-de fazer?

É deste meu feitio…

E depois, porque tenho consideração pelo Pedro Baptista, e porque tenho consideração por outros, também militantes, que, provavelmente, lêem o que aqui se escreve e, se calhar, até aqui escrevem também (mas sem assinar por baixo)

E depois porque até acho que, sem o ser, sou mais socialista do que tantos dos que são militantes do PS, tal como, sem o ser, sou mais social-democrata do que (quase?) todos os que são militantes e dirigentes do PSD.

Não vem ao caso, mas já agora, não tenho nenhumas dúvidas que sou mais democrata e até mais cristão (sendo ateu “militante”) que todos e mais houvesse que militam lá no “gangue” do Portas (do mano penteadinho, digo).

Vem isto a propósito da Regionalização, do PS, do Programa de Candidatura, e do que os meus Amigos (aqueles de que falo lá em cima) escrevem.

Alguns se lembrarão de uma conversa pública, há já sei lá quanto tempo, no Hotel Ipanema, cá no Porto, com a Drª Elisa Ferreira, o Dr. Carlos Abreu Amorim (não comento) e o N/ amigo Arq. Avelino Oliveira, precisamente sobre Regionalização e sobre a oportunidade de se avançar (ou não) com um novo referendo.

Defendi então e agora continuo a entender o mesmo, que o referendo foi a forma encontrada pelo (genial) Marcelo e pelo (ingénuo?) Guterres para cortar as pernas à Regionalização.

Um referendo nacional (ou seja, com uma maioria de votos garantida dos eleitores da “região” central, a capital LISBOA) faz algum sentido???

A regionalização é uma independência parcelar!!!

Não se pede, GANHA-SE, CONQUISTA-SE!!!

Se um dia, por exemplo, os cidadãos da Madeira ou dos Açores, pretenderem passar da autonomia à independência, isso diz respeito, em meu entender, apenas aos próprios, não fazendo qualquer sentido consultar em referendo os cidadão do continente.

Assim, em meu entender, o que se deve EXIGIR não é um novo referendo nacional, com vinculação nacional, mas sim o DIREITO a que as populações das REGIÕES que o pretendam tenham o PODER de tomar em mão as competências e, claro, os meios, que, numa perspectiva equilibrada, devem ser geridos a uma escala intermédia, de REGIÃO.

Enquanto continuarmos a deixar os centralistas impor a sua visão a todo o país, podem fazer quantos referendos quiserem que a situação nunca se vai alterar.

Não faltam Bandeiras a Elisa Ferreira se quiser (mesmo) ganhar o Porto.

A Regionalização, o Palácio de Cristal, o Parque da Cidade, etc. etc. etc,.

E, já agora a cereja..., o prolongamento do túnel de “Ceuta”

António Moreira

Anónimo disse...

O António Moreira colocou a discussão no ponto certo.
E o amigo Manuel Oliveira da CO deu o mote.
O Programa vai sair com mandato da Comssão Nacional se eu percebi.
bem.
Penso que o Vitorino e uma Comissão com todas as sensiblidades e depois do que foi recolhido nas Novas Fronteiras, foram mandatados para redigir o programa.
No PSD é só um. Um tal Mota Pinto e já foi adiado 3 vezes.
Não podemos ser anjinhos e querer que tudo saia num só dia.
Estamos num ano eleitoral muito complicado e as percepitações custam muito caro, como a semana horribilis de Sócrates nos princípios de JUlho.
O Doutor Pedro Baptista tem razão em forçar a tecla, orque aqui no Norte sabemos bem que centralismo não quer ceder poder.
Rui Rio já aproveitou e pretendeu liderar processo, mas não me parece que tivesse muita sorte.
Depois do que ouvi a Sócrates e a dirigentes nacionais, se não existir no programa uma clara alusão e compromisso com a Regionalização, cá estarei para dizer o que penso e o que faço como votante.
Mas há uma questão que foi levantada sobre a alteraçã constitucional de Marcelo e Guterres. Se não for alterada a legislação, não há regionalização nenhuma.Está tudo artilhada para que não se faça.
Aguardemos pelo programa.
Quem vai ter de explcar a sua posição é o PSD e Ferreira Leite que é contra.

Jose Silva disse...

O Pedro Baptista tam alguma razão.
A Comissão Nacional devia ter aprovado o Programa Eleitoral e não Bases Programáticas.
O Programa é apresentado hoje no CCB pelas 19H00 numa sessão das Novas Fronteiras.
Como estratégia até aceito.
Mas quanto à Regionalização não vai ser esquecida e penso que vai ser uma grande aposta do PS.
Vamos aguardar com serenidae para seja apresentado um bom programa com olíticas de esquerda e com as bandeiras do PS.

Anónimo disse...

As bases programaticas que estão a correr na Internet são 16 páginas, não é um folheto!

Anónimo disse...

Esta dos 200 euros por criancinha não lembrava ao Diabo! Andamos a brincar à política. Alguém vai ter mais uma criança por causa de 200 euros. Só se for algum borrachola inconsciente. Andase a brincar

Anónimo disse...

Este comentário sobre os 200 € é de um louco ou anda a treinar.
Não ercebe nada.

Anónimo disse...

Nã há sensebilidades nenhumas. A cena para 2009 é igual à de 2005. Só que agora vai enganar menos gente... Agora só engana quem quer ser enganado... ou convem

Anónimo disse...

É preciso ler o programa e não ficar pelos títulos das noticias na net.
O JN publicou na net: "PAULO CAMPOS CONVIDOU JOANA AMARAL DIAS"
Paulo Campos desmentiu categóricamente e mesmo jornal "PAULO CAMPOS DESMENTE O CONVITE"
Isto é jornalismo? Publicar uma acusação se a confirmar é o tal jornalismo de sarjeta.
O jornalista Nuno Morais ou é do BE ou quer entrar.Mas não deu a notícia que o BE convidou o vereador do PS de Arauco para encabeçar a sua lista como fez em Salvaterra de Magos com uma militante do PCP.
Haja decoro.

Anónimo disse...

Jornalismo de sarjeta.

Anónimo disse...

O Programa Eleitoral do PS já pode ser consultado na integra em

www.socrates2009.pt

Anónimo disse...

Então o que diz programa? É preciso saber, não é só dizer que preciso saber. O Paulo Campos confessou que teve uma conversa pessoal sobre o assunto mas que não convidou Amaral Dias. Nesta nuance as coisas serão esclarecidas.

José Silva disse...

O Programa de Governo 2009/2013 está publicado ara quem quiser ler.
Sao 120 páginas bem arrumadas e que apresentam algumas inovações.
Um Programa de Modernidade, De Centro Esquerda e Arrojado.
E lá está a Regionalização em todo o seu explendor.
A partir da página 88 é um regalo para o olho.
Vamos ter Regionalização Dr. Pedro Baptista. Pode confirmar.
Eu já o imprimi e já o anotei.
Tem coisas muito interessante e em várias áreas.
Políticas que não envergonham o PS, a Esquerda Democrática e os Portugueses.
Vou ler com mais cuidado e delciar-me com esta proposta que vai deixar muita gente de boca-a-aberta.
É um programa para um País Europeu Moderno. Entramos no século XXI.

Anónimo disse...

Eu confirmo e estou a ler mais uma vez.
Está lá tudo.

Anónimo disse...

Está lá tudo? Está lá nada. Banalidades. Quanto à Regionalização foi ao ar como o Pedro Batista dizia. Traição completa. Tanga para otários. Igual a 2005. Quando deixam de ser ingénuos e se tornam autêntios militantes socialistas combatendo este oportunismo?
Está a ler? Então leia! Onde está a R. com referendo ou sem referendo? Conversa igualzinha à do Cavaco em 1993 ou 94. Igualzinho como aonta o Pedro. tem toda a razão. se não vêem aqui uma traição de todo o tamanho, já estais ceguinhos de todo.
O Ps esta-se a transformar nas testemunhas de Jeová.

Anónimo disse...

O PS nunca se transformará em Bloco nenhum.
Na págna 89 até está a palavra regionalização por extenso.
Começo a estranhar estes comentários pois são coincidentes com os posts.Até no texto.
Meter aqui Cavaco é um insulto ao PS e aos Socialistas.
Cavaco é de direita e ainda hoje o confirmou para quem tinha dúvidas.
Este Programa é de Centro Esquerda e está bem organizado e tem lá tudo.
O responsável do comentário acima não leu de certeza.
Falta vir o Primo de Amarante malhar" sem ler.

Anónimo disse...

Andam para aí uns a armaremse em socialistas mas são fascistas. ninguem acredita no Socrates. Ninguem o pode ouvir mais sempre a mesma aldrabice nao tem carater so lingoa

Anónimo disse...

Este anónimo é muito pobre. Porque não saber escrever não é defeito. Mas dizer disparates é burrice.