quarta-feira, 29 de julho de 2009

SÓCRATES ARRUMA COM A REGIONALIZAÇÃO
Como não podia deixar de ser, depois de nas Bases Programáticas aprovadas no domingo pela C.N. desparecer a Regionalização, também no programa eleitoral de governo hoje apresentado e aprovado por não sabemos quem, a Regionalização pura e simplesmente cai do Programa do PS. É só ver o Cap. V referente à Administração Autárquica (http://www.socrates2009.pt/) para se perceber que esta fica reduzida, à semelhança de 2005, à "consolidação da coordenação territorial das políticas públicas" com base nas cinco regiões-plano. Nem mais um pio. Infelizmente não nos precipitamos quando antevimos esta situação de abandono de um objectivo essencial para o desenvimento e coesão nacionais. Sócrates, tal como fez Cavaco, depois de adiar injustificadamente essa reforma em 2005, quando tivemos maioria absoluta, rasga um capítulo inteiro da Constituição Portuguesa, deixando-a cair no Programa para 2009-2013, se é que vamos ter legislatura até essa data(P.B.)

8 comentários:

Anónimo disse...

O Dr. Pedro Baptista leu a partir da página 89?
Não viu a Regionalização?
Tem de ir ao oftalmologista.
Agora é preciso cuidado porque muita gente vai consultar.

Até a palavra regionalização está escrita por extenso.

José Silva disse...

Ó Dr. Pedro Baptista!
Pode estar zangado, desiludido e descrente com Sócrates, mas o Programa de Governo do PS está bem feito, é moderno e tem lá a Regionalização.
Lamento, mas tenho de lhe dizer que não se deixe envenenar pelo momento negro do PS Porto.
A Instituição PS merece que estejamos atentos e vigilantes.
Mas a verdade é que este Programa me agradou imenso.
Desculpe o desabafo, mas não posso concordar consigo.

Pedro Baptista disse...

O meu amigo Anónimo (não sei porquê) - com quem habitualmente não dialogo - é que precisará de ir ao neurologista, se não consegue perceber que o que diz na página 89 é precisamente a traição total à regionalização, repetindo a conversa de 2005, quando Sócrates se tinha comp+rometido a avançar com um refrendo em 2009-2013. Vou publicar o que lá diz. Abri esta excepção de dialogar com um anónimo mas não vou continuar.
Oxalá que muita gente consulte o blog.

Anónimo disse...

mAS ACHA QUE O REFERENDO É A SOLUÇÃO OU É PRECISO DESARMADILHAR A LEI.
Não se percepite. Está lá tudo nas pags. 89 e seguintes.

Anónimo disse...

Os independentes como a sua colega escritora Isabel Alçada, Mário Jorge (Medico e Sindicalista) e Caldeira Cabral, economista, entre outros não lhe dizem nada?

RENATO disse...

A regionalizaçâo tal como o direito á autoconstrução estava plasmada directamente na constituição...terão sido os lobbies da construção civil a arredá-los da lei fundamental..quero acreditar que sim...
A construção civil mesmo com otas e tgvs não é solução de futuro para odesenvolvimento do pais..do mesmo modo que não o é a banca...
por isso Importa não descentralizar mas regionalizar efectivamente com orgãos de governo e deliberativos de carácter regional...A construção civil pode ser necessária em alguns (poucos) lugares do in terior..mas nas zonas litorais precisamos de industrias e outras actividades produtivas deponta para criarem novos postos de trabalho...a menos que se queira demolir o jáconstruido para voltar aedificar novamente...

AM disse...

Bom Dia

Penso não ter que repetir o meu comentário num dos "postes" abixo sobre este mesmo tema.

Para quem, como eu,pensa que sem Regionalização, da forma que tão bem o P.B. a resume "...nós falamos é da regionalização do país, com juntas regionais eleitas democraticamente e com legitimidade política, para imporem as políticas regionais e para serem verdadeiramente uma dimensão regional da governação com legitimidade própria, como em toda a Europa.
Nós falamos de se fazer a regionalização seja com referendo ou sem referendo, que aí as opiniões dividem-se.
Até porque ela é mais necessária do que nunca para o país e em particular para o Norte. Será preciso explicar estas coisas a socilistas do Porto que tiveram sempre a R. como bandeira ? (P.B.)" não haverá desenvolvimento.
Para quem como eu já percebeu que não é nem com referendo nem esperando por alguma acção destes partidos na AR.

Para quem, como eu, desespera por ter que viver numa Região que não garante qualquer futura à sua filha, e que ansiava não ter que a incentivar a partir.

Para quem, como eu, está cansado de esperar pelo cumprimento de promessas ou o respeito pelos compromissos por parte deste "partidos" que pouco diferencia de banais associaç4oes de malfeitores, só há um caminho.

A criação de um movimento, realmente não partidário, que consiga criar uma rede, município a município, freguesia a freguesia, casa a casa, cidadão a cidadão, na qual a esmagadora maioria dos cidadão da REGIÃO NORTE exiga tomar nas suas mãos a decisão do seu futuro, as decisões que lhe competem, a gestão dos meios do que produz e a que tem direito.

Enquanto o Pedro e muitos outros, que são CAPAZES de liderar a mudança, que são OUVIDOS, que são RESPEITADOS, continuarem amarrados a essa doentia clubite que os faz SEMPRE colocar os interesses do(s dirigentes do) partido, antes dos da sociedade e dos CIDADÃOS...

A entulheira, o lamaçal, vai continuar a manter-se a a aumentar.

Abram os olhos de uma vez, dispam a porcaria da camisola que significa apenas "SOU COMO OS OUTROS QUE USAM UMA CAMISOLA IGUAL" e ajudem a criar soluções.

António Moreira

M. Araújo disse...

Pois é, já fui ao site do camarada Sócrates ver o programa do governo dele. Confirmo que lá, a Regionalização é colocada a ferros. Falta agora ver se no "Programa de Governo do PS" surgirá a referência à Regionalização a par das políticas necessárias e do assumir compromissos à sua implementação