Será possível que a Direita venha a ganhar a Câmara de Lisboa onde a Esquerda soma uma maioria arrasadora de 60%? Não haverá então nada a fazer, no campo da convergência de Esquerda para impedir o crescimento dessa tendência e a consecução dessa possibilidade?
Sondagem da Universidade Católica
António Costa e Santana Lopes empatados em Lisboa
Fonte: Paula Sá (DN) 5.7.09
Repare-se que, também no Porto, há uns três meses a maioria de Esquerda era inequívoca, mas o facto dos três partidos de Esquerda, incluindo o nosso, não terem estado à altura das suas responsabilidades respondendo com uma convergência à vontade de mudar, manifestada então pelo eleitorado, foi um dos factores, entre outros, que levou em pouco tempo à viragem do eleitorado, nas sondagens, no sentido de reforçar o actual presidente. A maioria do eleitorado segue as soluções que se apresentam com dinâmica de vitória e isso, na Esquerda, só pode resultar da convergência total ou parcial.
Depois de Espinho e de tanta falta de pontes políticas na governação talvez seja tarde, talvez não...(P.B)
Sondagem da Universidade Católica
António Costa e Santana Lopes empatados em Lisboa
Fonte: Paula Sá (DN) 5.7.09
António Costa (PS) 38%
Santana Lopes(PSD+CDS+MPT+PPM) 37%
Luís Fazenda (BE) 9%
Ruben de Carvalho (CDU) 7%
Helena Roseta (MCL) 6%
Quando questionados sobre quem tem mais qualidades para ser um bom presidente da Câmara de Lisboa, os inquiridos escolherem António Costa (30%), seguido de Santana Lopes (27%) e Helena Roseta (12%). Segue-se Ruben de Carvalho (4%) e, por fim, Luís Fazenda (3%).
8 comentários:
A direita só vence se a esquerda deixar.
Exacto! O que mostra como a esquerda não se mostra à altura das suas responsabilidades, que são os desejos dos eleitortes de Esquerda. A começar pelo PS que sendo o mais forte será o mais responsável!
Meus caros anónimos.
A que esquerda, se referem???...
Á que se diz de.......,que no entanto acompanha sempre,a direita.
Josant refere-se ao PS? Ou a outros? Na esquerda todos dizem que os outros acompanham a direita e contudo , sendo sérios, não há quem não o tenha feito. Não vale a pena enganarmo-nos que a vida é curta... Nãohá muito tempo para viver as verdades e agir em conformidade. Não somos piores,mas também não somos todos os santos!
Caro Anónimo.
É efectivamente assim.
Nem bons, nem maus, antes pelo contrário.
O que é pena, é que a dita esquerda, não passe disto mesmo.
Mas valha a verdade que se diga que pelo menos o PS, diz-se de esquerda, mas...democrática.
Os outros e era a estes que me referia, que tipo de esquerda(?)representam???.
Pelo menos no Porto, são uns... enganadores.
Pois!!!
A CDU com o apendice dos Verdes que nunca foram a votos, aguentou Rui Rio no 1º. mandato a troco de uns lugatzitos.
O BE onde está ou não se nota ou faz perninha com a direita contra o PS.
Ser de esquerda é defender um projecto e um programa digno dessa área.
Apresentem-se.
Ser de esquerda é também não ser sectário e não pensar "A Esquerda sou Eu!"
A contribuição mais importante de Mário Soares para a História de Portugal foi o ressurgimento da tolerância, coisa qe tínhamos perdido praticamente desde meados do Século XVI, quando se iniciou a decadência e o que Miguel Real chama o "complexo canibalístico" português, em que nos esforçamos sempre por "comer" (literalmente) o nosso adversário nas ideias. Fosse a Inquisição jesuítica fosse a pombalina, a monárquica ou a republicana jacobina e positivista. Temos de conviver com a diferença. A Esquerda é um conjunto de diferenças e o respeito por elas, dentro do PS e entre os PS e os outros que sejam capazes do mesmo alinhamento ou, se prefirem, desalinhamento. Não podemos acusar os PC de fascistas ou social-fascistas e sermos como eles. Além de que é preciso perceber que os tempos mudaram. Muito! mesmo quando as pessoas não mudam,quando mudam os tempos, já muito muda! O Zeitgeist! O espírito do tempo. É tempo de procurar a convergência meus amigos, sobretudo sabendo ouvir, o que nos permite dar menos erros.
Caro Pedro Nunes.
Nos tempos que correm, tudo o que diz faz sentido, mas...e existe sempre um mas...para tudo, pergunto-lhe: será que é só o PS que tem de procurar eternamente as convergências e aos socialistas a "obrigação" de saber ouvir...o quê???
Acredite que não sou, por princípio, dos que defendem a velha história do "orgulhosamente só", mas bem vistas as coisas e sem sectarismo digo, que por vezes é melhor só,do que mal acompanhado,que me perdoe Mário Soares.
O pensamento de Zeitgeist sobre o tempo é actual. Não é por acaso que se diz que, atrás de tempo tempo vem e, quando o tempo muda alguma coisa, normalmente não muda para todos ao mesmo...tempo.
Se é tempo de procurar a convergência, também é tempo que os outros também a procurem.
E não se trata de comer quem quer que seja nem tão pouco acusar de coisíssima nenhuma os adversários.
É uma constactação visível. A DITA esquerda, infelizmente, não passa disso mesmo mas,com uma agravante;-vê no Partido Socialista o seu principal e preferencial inimigo.
A esquerda devia ser, como a proconiza, mas para isso é preciso que seja séria,na sua cumplicidade, mesmo sendo genéticamente... diferente.
Acho que o saber ouvir, tem de ser recíproco, pois só assim é que se pode viver e conviver com as diferenças.
Enviar um comentário