sexta-feira, 18 de julho de 2008

JS "espicaça" Sócrates e quer novas respostas para a crise

(Público) 18.07.2008, Filomena Fontes
O repto vai directo para José Sócrates. Em vésperas de ser eleito secretário-geral da JS, Duarte Cordeiro, o único candidato à liderança dos jovens socialistas que a partir de hoje se reúnem em congresso no Porto, promete luta: "Está na altura de o primeiro-ministro ser mais enérgico na procura de soluções, a questionar as políticas do Banco Central Europeu e o PEC [Pacto de Estabilidade e Crescimento]". Cordeiro reclama mesmo "um empenhamento" ao nível do demonstrado com o Tratado de Lisboa. Porque "a solução é global".
O desafio está na moção, Agir por + Igualdade, que Duarte Cordeiro (29 anos, economista) vai apresentar perante os mais de 500 congressistas.
Até domingo em debate estarão temas como o emprego, a violência de género, regionalização, educação, alterações climáticas, energia nuclear, ou o Circo com animais selvagens em Portugal, como reza o título de uma das 22 moções sectoriais. "Por mais longínqua que nos pareça a Europa, não nos demitimos de ter a nossa opinião, de querer reformar o PEC, para que discrimine positivamente o investimento nos países com maiores necessidades de convergência", lê-se na moção de estratégia global, na qual o combate às desigualdades suscita até críticas ao Governo. Exemplo? "Agir por mais igualdade (...) é também evitar o deslumbramento com os nossos feitos. Passa por assumirmos a nossa insatisfação com a desigualdade social no nosso país".
No documento, é assumida uma clara demarcação ideológica face "à direita conservadora", menos nítida em relação à esquerda: "Nós somos reformistas e a esquerda do PS não é. Procura radicalizar o discurso para evitar concordar com o PS". Mas, à parte "o posicionamento económico do PCP e do BE", há caminhos de convergência. Será o caso das chamadas questões fracturantes. Na sua moção, estão lá todas: o casamento gay, a adopção por casais do mesmo sexo, à eutanásia, à legalização das drogas leves, a liberalização da prostituição. "O casamento entre homossexuais é uma bandeira a que agarrámos com orgulho."

Sem comentários: