segunda-feira, 28 de julho de 2008

Toxicodependência: Semedo diz que nada se perdeu com o fim do programa "Porto Feliz"

(JN) Em Linha 28 Jul (Lusa) - O Bloco de Esquerda (BE) constatou hoje que os 52 toxicodependentes que estavam a ser apoiados pelo extinto programa municipal Porto Feliz continuam o seu percurso terapêutico sob orientação directa do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT).
"Não houve a descontinuidade que Rui Rio [presidente da Câmara do Porto] anunciou", observou o deputado do BE João Semedo, após visitar as instalações do IDT/Norte, onde se inteirou do trabalho actualmente desenvolvido pela estrutura.
Rui Rio anunciou em Julho de 2007 o fim do programa Porto Feliz, acusando o PS e o Governo de "matar" um projecto de combate à toxicodependência de "reconhecido sucesso".
João Semedo disse também que notou uma viragem da actividade do IDT "no sentido de maior intervenção comunitária", através de parcerias com movimentos locais.
"Hoje, o IDT já não é apenas uma rede de Centros de Atendimento aos Toxicodependentes. Também lidera, coordena e dinamiza uma rede de intervenção comunitária" com objectivos mais ambiciosos, que incluem a prevenção, tratamento, política de redução de danos e até animação.
O parlamentar, que lamentou a falta de médicos, psicólogos e técnicos de acção social no IDT/Norte, considerou "interessante e útil" a resposta dada por aquele instituto em sete Programas de Respostas Integradas para a região do Porto.(...)

Sem comentários: