quarta-feira, 23 de julho de 2008

Preço do petróleo continua a descer

Sinais de bom augúrio; retira qualquer pretexto externo justificativo da estagnação económico e da crise social. Manter-se-á a tendência? Diminuirá o desemprego? Aumentará o crescimento económico? Teremos salários menos miseráveis? Na verdade quem garante que os preços do petróleo vão continuar a subir, ou que estão para ficar, como alguns têm afirmado como se recebessem, a propósito, informação divina. Aliás, quem garante que os preços do petróleo vão necessariamente continuar a subir não pode falar a sério, senão não defenderia a necessidade de um novo aeroporto na região de Lisboa.
23.07.2008 - 10h11 Reuters, PÚBLICO
O preço do petróleo de “Brent” cotado em Londres continuava hoje de manhã a sua marcha descendente das últimas semanas e baixava quase dois dólares (1,27 euros), para 127,62 dólares (81 euros) o barril, acompanhando a evolução da procura mundial. Em Nova Iorque, o preço do petróleo “light” recuava dos 127 dólares o barril, beneficiando da diminuição da procura energética dos principais consumidores mundiais e da redução do impacto da tempestade tropical no Golfo do México.
Apesar do aumento do valor do dólar em relação às principais divisas mundiais, o preço da principal matéria-prima internacional continuava a demonstrar tendência para se ajustar em baixa, porventura à procura de novos pontos de equilíbrio. A Reuters adianta ainda outra explicação para esta tendência: há investidores que podem estar a considerar o petróleo um investimento menos atractivo e parte do dinheiro que afluiu para esta matéria-prima no último ano pode, agora, estar a ser desviado para outros alvos.
A 11 de Julho, o preço do petróleo em Nova Iorque atingiu o valor recorde de 147,27 dólares (93,48 euros) o barril, mais 20 dólares (12,70 euros) do que o preço de hoje, e a subida no ano cifra-se em 30 por cento, em comparação com 2007.

2 comentários:

Anónimo disse...

Caro professor,

Para esclarecer as suas dúvidas de leigo, chegou à Internet, já há alguns anos um site chamado Wikipedia. Tem lá tudo, desde as grandes correntes filofóficas e seus autores, até ao conceito Peak Oil. Procure-o sabera qual a tendência do preço do petroleo.

É evidente que dos políticos interesseiros, comunicação social interesseira ou grupos económicos interesseiros, quase todos eles sedeados em Lisboa, encontrará justificações para Otas e Alcochetes. Mas considero-se uma pessoa inteligente, não se considera ?

Anónimo disse...

Agora só falta reapreciar o valor do Euro.

Mas para mal dos nossos pecados o "PITROL" não vai ficar assim...

E não sou adivinho...