sexta-feira, 11 de julho de 2008

Pedro Baptista ameaça não ir a votos por falta de transparência do líder do PS-Porto

11.07.2008, Margarida Gomes (Público)
Pedro Baptista, para já o único candidato à presidência da federação distrital do PS-Porto, ameaçou ontem não ir a votos, em Outubro, se o actual líder federativo, Renato Sampaio, não recuar na pretensão de incluir apenas representantes seus na comissão organizadora do congresso (COC), que deverá ser eleita na próxima segunda-feira em reunião da comissão política.
"A COC tem todos os poderes de fiscalização eleitoral e não me parece sensato que seja apenas constituída por pessoas da exclusiva confiança do actual líder", afirmou o candidato.Em declarações ontem ao PÚBLICO, o ex-deputado socialista reage com total desconfiança perante a garantia deixada pelo presidente da federação do PS-Porto quanto à possibilidade de a COC poder vir a integrar, depois de aprovado, representantes de todas as candidaturas que vierem a disputar as eleições. "Renato Sampaio não está a ser sério, porque mesmo que isso acontecesse, essas pessoas que vierem a fazer parte daquela comissão não terão direito a voto", denuncia, declarando: "Não contem connosco para integrar este tipo de farsas".
Questionando a inusitada "pressa" que a actual liderança tem em aprovar já na segunda-feira a COC, quando o prazo limite, de acordo com os estatutos, termina apenas, segundo adiantou, no dia 6 de Setembro, Pedro Baptista lamenta que Renato não tenha tido essa preocupação quanto à data da marcação das eleições federativas para Outubro. "Enquanto eu apelava para que os estatutos fossem cumpridos, o presidente da federação rejubilava com o atraso de seis meses com que se vão realizar", contrapôs, considerando que "este tipo de atitudes denuncia uma óbvia falta de confiança". Baptista lança um derradeiro apelo ao líder federativo para que "honre a tradição do partido no Porto" que, segundo garantiu, "sempre esteve aberto a que as comissões organizadoras dos congressos integrassem representantes das diferentes candidaturas. Foi sempre, sempre, assim!" ", mas o que eu desejaria é que Renato Sampaio tivesse confiança nele próprio. Candidato pede a Renato Sampaio debate eleitoral que faça evoluir o pensamento da distrital do Porto do PS.

1 comentário:

Anónimo disse...

Chegou a hora de dizer basta!
Se o Presidente da FDP do PS continua a violar regras democráticas o melhor caminho é não alinhar na palhaçada.
Se a COC não for plural é o primeiro passo para umas eleições viciadas.
Aceitar isso é concordar com a violação sistemáticas das regras do jogo democrático.
Primeiro violam-se os estatutos atrasando 6 meses o acto eleitoral.
Depois anunciam-se candidaturas nos jornais.
Mais à frente, para as autárquicas, lançam-se os candidatos náo respeitando as concelhias e os militantes.
Decide-se tudo em Lisboa às escondidas.
Estes senhores têm de uma vez por todas aprender a respeitar as regras e os militantes que pensam de forma diferente.
Se assim não for o acto eletoral está vinciado e tem de ser denunciado publicamente com vigor e com deterinação.
Há outras formas de fazer política mesmo fora dos partidos.