sábado, 26 de julho de 2008

PS/Porto: Candidato à Distrital Pedro Baptista lamenta voto favorável PS à demolição do Bairro do Aleixo

16h10m, 26 Jul (LUSA) (JN) Em Linha
Pedro Baptista, candidato a líder distrital do PS/Porto, acusou hoje o projecto de Rui Rio para o Bairro do Aleixo de "total falta de consciência social" e lamentou que os vereadores socialistas o tenham votado favoravelmente.
Pedro Baptista, que nas eleições que se realizam em Outubro se candidata contra o actual presidente da "distrital" socialista do Porto, Renato Sampaio falava à Lusa no final de uma visita ao Bairro do Aleixo, um dos mais problemáticos do Porto.
Pedro Baptista está de acordo com a demolição das torres, mas defende que ela deve fazer-se de forma faseada, à medida em que elas vão sendo substituídas por outras construções de menor dimensão, e pretende que seja ali mantida a população.
O candidato afirmou saber que "a maioria dos deputados do PS na Assembleia Municipal (AM) queria votar contra este projecto, mas não o fez para não entrar em contradição frontal com a incompreensível e inacreditável votação a favor feita pelos vereadores do PS na Câmara".
Pedro Baptista culpa o presidente da Distrital, Renato Sampaio, por esta situação, que considera "incompreensível e lesiva dos interesses do PS e da população do Porto".
"Em vez de passar a vida em Lisboa [na Assembleia da República] e só vir ao Porto um dia por semana, o que explica a descoordenação e o caos que reinam na actividade partidária não só no Porto mas nos outros concelhos do distrito, Renato Sampaio deveria estar aqui a unificar as forças e a coordenar o trabalho", afirmou Pedro Baptista.
O candidato considerou "lamentável que o presidente da Distrital, que é desde há três anos deputado eleito à AM do Porto, nunca tenha posto os pés em nenhuma reunião deste órgão".
"Assim não vamos lá. É contra este estado de coisas que me candidato, quero outra energia, outro ritmo de trabalho e que o PS volte a ser alternativa na cidade e no distrito do Porto", afirmou Pedro Baptista.
O presidente da Câmara do Porto, Rui Rio, fez aprovar esta semana pelos órgãos municipais (com o PS a votar a favor na Câmara e a abster-se na AM) uma proposta que prevê a demolição das cinco torres de 13 andares que constituem aquele bairro social e o realojamento dos seus cerca de 1.300 habitantes, processo que deverá estar concluído até 2013.
O Bairro do Aleixo está localizado numa zona nobre da cidade, sobranceira ao Douro e perto da Foz, rodeado de habitações e condomínios de luxo.
"A proposta de Rio não tem qualquer flexibilidade, nem respeito humano, nem consciência social, é apenas um projecto 'bulldozer' que só interessa aos investidores e especuladores imobiliários que há muitos anos afiam os dentes sobre os terrenos daquele bairro, com magnífica vista para o Douro", afirmou.
Para Pedro Baptista, "trata-se simplesmente de assaltar os terrenos, escorraçar as pessoas, mandá-las para outros bairros sociais. É impensável em democracia!".
O candidato considerou que "o Dr. Rio não tem obra para mostrar nem é capaz de apresentar projectos de desenvolvimento para a cidade, pelo que encontrou aqui mais um Túnel de Ceuta, para desviar as atenções. Mas engana-se, porque se no Túnel de Ceuta havia um buraco; aqui, no Aleixo, há pessoas".

Sem comentários: