sábado, 25 de julho de 2009

O PS tornou-se um partido estalinista (no pior sentido da expressão), sem qualquer superioridade moral sobre os outros partidos. Esperemos um último momento para dar a volta a isto. Se não conseguirmos, depois de tanto combate, suor e até sangue, é porque não há mesmo volta a dar-lhe... As lideranças passam, os partidos ficam; os partidos passam e os países ficam; mesmo que até os países passem e... mas isso já é uma dimensão da história que, em princípio, a não ser que tenhamos muito azar, nos interessa menos...
Um partido é um instrumento para servir o povo de acordo com as concepções dos que nele se juntam. Não serve para mais nada e se, não serve para isso, não serve para nada.
E quando não servem para nada não têm que ser sustentados pelos contribuintes...
É então a hora da renovação... De uns morrerem, de outros nascerem e crescerem. Como na natureza, como na vida. Se ninguém atalhar a este PS, mero alimento de grupos organizados de interesses próprios ou particulares, ou ditadura de bando alcandorada ao poder de Estado, então está a senescer... a caminho dos últimos dias...
Não morre com ele a República porque haverá sempre alternativas e se não as houver criar-se-ão...
A luta pela democracia e pelo socialismo democrático também não nasceu com este PS nem vai acabar com ele, mesmo que ele acabe, se é que, enquanto partido socialista, ainda existe... (P.B.)

8 comentários:

Anónimo disse...

O que é o estalinismo no bom sentido?

Pedro Baptista disse...

É o estalinismo histórico da resistência anti-nazi, de Estalinegrado e da tomada de Berlim, obviamente.E não é desse estalinismo que o PS padece... È do outro, da perseguição, das purgas, do centralismo burocrático e da corrupçao dos quadros.

Anónimo disse...

Ò anónimo, mais valia teres estado calado!

AM disse...

Ó Pedro

Gostei da resposta pronta, certeira, de quem sabe!!!!

Calro que também gostei da "posta" e aguardo a seguinte, se houver seguinte (?)

António Moreira

Anónimo disse...

Não percebi esta: se a CPN alterasse a lista e desse um lugarzito, a ilegalidade desaparecia?

Anónimo disse...

Naõ se trata de um lugarzito, mas da lista ser constituída tendo em conta as diversas sensibilidaes existentes. No Porto, a única sensibilidade representada institucionalmente, é a liderada pelo Pedro Baptista que exigiu 15% dos lugares elegíveis, dos não-elegíveis e dos da zona de crescemente ou de decréscimo, tal qual o número de membros da CPD que elegeu em Congresso. Nunca estiveram nomes em cima da mesa mas sim posições para a sensibilidade que a isso tinha direito conforme de resto as orientaçõe do partido; um "lugarzito" foi oferecido mas não foi aceite pelo Pedro Baptista. Ou entrava a cota inteira ou não entrava ninguém. Esperava-se que a CPN dirigida pelo Sócrates corrigisse as coisas, de acordo com as decisões da reunião do SG com presidentes das Federações de 3 de Julho, mas Sócrates não se preocupou minimamente com a situação, que atravessa o país inteiro de resto e só se mostou preocupado comm as altas figuras do seu séquito.
A pergunta do anónimo anterior pode trazer algum veneno mas assim fica esclarecida.
E uma pergunta: por que razão o porta-voz da reunião de 3 de Julho foi afastado? Pelos vistois, a reunião não passou de um show-off para enganar portugueses,. à moda do que o Ps tem vindo constantemente a fazer em variados domínios.
Continuem em frente que por este caMINHO - e já não há outro - a derrota é certa.

GAVIÃO DOS MARES disse...

Sempre pensei que o PS (e os outros) eram isto mesmo.
No entanto pensei também que a minha seria a visão dum estranho aos partidos.
Conforta-me ver um insider do PS confirmar da maneira mais veemente a minha opinião.
Até vou dormir melhor!!!

Anónimo disse...

Eu tinha razão. Houve negociações.
Só que com esta gente há negociações cruzadas e depois nada se cumpre.Não têm carácter.